Thursday, May 31, 2007

Texto de opinião de Patrícia Gabriel: o Protocolo de Quioto

O efeito estufa é um processo que acontece quando uma parcela dos raios infravermelhos reflectidos pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases, presentes na atmosfera.

O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois, sem ele, a vida como a conhecemos não seria possível de existir, porque durante o dia as temperaturas seriam altíssimas devido á presença do sol, e durante a noite observar-se-iam temperaturas bastantes baixas, com tamanhas oscilações não seria possível a sua habitação, tronar-se-ia semelhante a outros planetas do sistema solar, para haver essa distinção temos então a função da atmosfera.

O que se fala e que realmente se pode tornar numa catástrofe é um agravamento do efeito estufa, que destabilize o equilíbrio no planeta, originando o fenómeno conhecido como aquecimento global.

Para se controlar esta possível catástrofe têm sido tomadas algumas medidas, tais como o protocolo de Montreal, e ultimamente o protocolo de kyoto.

O protocolo de Kyoto é um acordo internacional que estabelece metas de redução de gases poluentes para os países industrializados. Este protocolo foi finalizado em 1997 mas apenas em 2004 é que entrou em vigor após a entrada da Rússia. As metas a alcançar para os países industrializados é de uma redução das emissões de dióxido de carbono a níveis 5% menores do que os que vigoravam em 1990. Os níveis propostos por cada pais variam bastante de acordo com o nível de poluição assim como o desenvolvimento do pais.

Os E.U.A, umas das maiores economias do mundo, e um dos maiores poluidores, continua a recusar a assinatura deste protocolo, alegando o actual presidente, Bush que a sua implementação prejudicaria a economia do pais. Embora o presidente afirme ser a favor de reduções, por meio de medidas voluntárias e novas tecnologias, como no campo energético, mas nada disso está a ser feito. As medidas que este alega como voluntárias, não existem, apenas podemos ver em cidades como Nova Iorque níveis elevadíssimos e cada vez maiores de poluição. É a isto que o presidente de uma nação chama de medidas voluntárias? EUA é responsável por um terço da emissão de gases de estufa, tal como a Austrália que também ainda não acordou para este grave problema ambiental, e também social que é o aquecimento global, será que quando acordarem não vai ser tarde de mais? Haverá ainda algo a fazer nessa altura? Prefiro não assistir a tal cenário, prefiro que se tome medidas urgentes que principalmente exista uma entidade que divulgue casa vez mais informação, que chame as pessoas à dramática realidade que estamos a viver, que seja feito algo para que todos os países se consciencializem de que tem de participar desta luta.

O primeiro passo será admitir que este é um grave problema, para o qual acordamos à relativamente pouco tempo, mas que nos irá atingir durante muitos e muitos anos, e ainda mais se não começar rapidamente a ser combatido. Será então coerente, que alguns países tentem reduzir, mas os países responsáveis pelas grandes percentagens de emissões não estejam incluídos neste protocolo? Realmente é algo que me intriga, pois no mundo em que vivemos, parece que é mais fácil fazer guerras por causa do petróleo do que comprometer-se a deixar de o utilizar, ou pelo menos de utilizar o menos possível. Além dos combustíveis fosseis estarem a finar, a sua utilização é gravíssima para as emissões. Quando realmente nada poder ser feito, o que será que a presidência dos estados unidos vai fazer com a economia? se as pessoas não tiverem saúde, se as ruas ficarem entupidas por poluentes, se o aquecimento global atingir níveis que irá acabar com a vida na terra.

A economia será, sim, algo importante para todo o mundo, mas acima de tudo as condições da terra, a saúde de quem nela habita, as alterações do clima, a consequente degradação de habitats, pois só em bom estado conseguiremos usufruir dessa economia, a que atribuem uma tão grande importância.

Por serem países em desenvolvimento é legitimo ficarem de fora de uma aposta no melhoramento do futuro? Não, certamente que concordaram comigo que uma vez que são grandes poluentes têm um grande trabalho pela frente, mas também têm uma mais valia por serem países ditos, ricos, terão mais formas de luta para fazer face a este problema.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

6:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

8:24 AM  

Post a Comment

<< Home

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos