Saturday, May 26, 2007

Texto de Opinião : Protocolo de Quito (texto de Joana Cecílio)

“No começo deste milénio, a natureza já deu vários avisos ao homem”

Al Gore

A alteração do clima constitui um dos maiores problemas ambientais que a humanidade terá de enfrentar no novo milénio. Deste modo, e com as elevadas quantidades de gases efeitos estufa que são emitidos diariamente para a atmosfera terrestre, o aquecimento global, torna-se cada vez mais uma realidade bastante preocupante.

Face a este problema, e para tentar minimiza-lo 35 países desenvolvidos assinaram em 1997, em Quioto no Japão, o Protocolo de Quioto, que consiste num acordo internacional que entrou em vigor em Fevereiro de 2005 e impõe uma redução da emissão de seis gases que contribuem largamente para o aquecimento do planeta: o CO2 (gás carbónico ou dióxido de carbono); o CH4 (metano), o N20 (óxido nitroso), e outros três gases fluorados (HFC, PFC, SF6) – estes últimos encontrados em electrodomésticos tão comuns como os frigoríficos.
Para o período 2008-2012, actualmente previsto no Protocolo, estes 35 países, que representam um terço das emissões de gases de estufa, estão obrigados a reduzi-las em 5 por cento por comparação a níveis de 1990. No entanto, os Estados Unidos, que libertam para a atmosfera cerca de um terço da restante poluição, não assinaram o Protocolo de Quioto, para justificar tal acção o presidente dos Estados Unidos afirmou que a aderência do pais ao protocolo iria prejudicar gravemente a economia americana. Seguindo o mesmo ponto de vista, a Austrália decidiu também não aderir ao Protocolo.

Porém, e na minha opinião, a maior falha existente no Protocolo de Quioto, prende-se com o estatuto dos países em desenvolvimento. O protocolo considera que os países em desenvolvimento contribuem menos para as alterações climatéricas, mas que provavelmente sofrem mais com os seus efeitos. No entanto a realidade não é bem esta pois estudos recentes revelam que a China, a Índia e o Brasil, três dos outros principais poluidores mundiais, não estão obrigados a cumprir com os parâmetros estabelecidos pelo Protocolo de Quito pelo seu estatuto de países em desenvolvimento.

Após a avaliação detalhada do protocolo acima descrito concluo que de facto a iniciativa de se criar este protocolo pode ter sido um pequeno passo que marcará a diferença no que diz respeito à preservação do planeta.

No entanto penso que este protocolo deveria de ser repensado e abranger todos os estatutos de países (desenvolvidos e em desenvolvimento), de modo a que de igual maneira, caísse sobre todos, o peso de cuidar e de preservar o planeta. O Protocolo de Quioto deveria também adoptar se possível uma maior quantidade de medidas benéficas ao planeta. Pois as medidas que vigoram actualmente não são suficientes e estudos revelam, que para evitar consequências piores no planeta, as emissões estabelecidas por país deveriam de ser reduzidas cerca de 60%, o que aparentemente parece um pouco utópico e com uma medida destas nenhum país aceitaria tal acordo visto que o rendimento económico baixaria muito.

Porém, não devemos desistir de lutar pelo nosso planeta e até mesmo, pela sobrevivência da humanidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos