Texto de opinião de Cátia Dias
ALIMENTOS TRANSGÉNICOS
A engenharia genética é utilizada para melhorar a qualidade de vida no nosso planeta, mas já à alguns anos que os alimentos transgénicos têm sido alvo de debates e muitas questões acerca dos seus potenciais riscos ou dos seus benefícios e o seu impacto sobre a população do planeta.
Na minha opinião estes alimentos obviamente que trazem riscos e benefícios.
Nas vantagens penso que se podem considerar:
Estes alimentos geneticamente modificados oferecem maior resistência a pragas e a produtos químicos, bem como a alterações climatéricas e até ao aparecimento de fungos, que são muitas vezes os responsáveis pela destruição de uma grande parte das produções alimentares. A nível económico representam uma maior produtividade a menores custos, ou seja, menos custos e mais lucros. Pode também considerar-se o facto de poder aumentar o valor nutricional de um alimento uma vantagem.
Promovem a diminuição do uso de insecticidas, prejudiciais à saúde humana e ao próprio ambiente; Têm um amadurecimento controlado o que permite uma melhor conservação e qualidade; A biofortificação (sementes enriquecidas com vitaminas e minerais) são importantes no âmbito da saúde pública, pois ajudam a controlar doenças que afectam o mundo inteiro. Já para não falar dos problemas de fome que assolam muitos países do planeta e que com a produção de alimentos transgénicos poderá haver um maior controlo desse problema.
Ao contrario da clareza das vantagens que estes produtos demonstram, as desvantagens ou riscos não são tão concretas ainda. Há muitos desacordos mas a grande maioria não são baseadas
Hoje em dia, na União Europeia, todos os produtos geneticamente modificados já devem ser devidamente rotulados para uma melhor informação ao consumidor.
Esta área da biotecnologia encontra-se em grande expansão, em muitas zonas é mesmo um crescimento rápido de mais, mas que deveria ser mais controlado devido á falta de informação.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home