Saturday, March 24, 2007

Transgénicos (texto de opinião de Ana Bárbara)

"A ignorância afirma ou nega veementemente, A ciência duvida."

(Voltaire)

A polémica lançada pela utilização de alimentos geneticamente modificados abarca razões de saúde pública, de protecção do meio ambiente e de segurança alimentar, bem como, importantes aspectos económicos. Como tal, é necessário um maior esclarecimento da população baseado em motivos objectivos e claros. Muitas vezes, temos assistido não a um esclarecimento científico, mas antes a um debate ideológico que serve apenas para confundir e empobrecer a discussão, pautando-a de uma maior divergência de convicções. Sendo que o enriquecimento e esclarecimento desta controvérsia, pressupõe debates científicos cuja base seja um trabalho árduo de investigação, culminando num consenso quanto à real contribuição dos alimentos transgénicos para a sociedade e para o meio ambiente.

Como tal, designa-se por alimentos transgénicos, produtos cujo material genético foi alterado em laboratório, visando a adopção de características vantajosas à sua produção. As controvérsias, os argumentos contra e a favor surgem continuamente entre a comunidade científica, bem como entre algumas entidades ambientalistas, tal como, a Greenpeace.

Vários cientistas defendem a necessidade da existência de estudos mais aprofundados até à completa adopção dos alimentos transgénicos na alimentação mundial. Sendo que argumentam a necessidade de averiguar devidamente quais as consequências para a saúde humana da sua utilização, uma vez que desconhecem as suas sequelas. Alguns especialistas consideram que as manipulações efectuadas no material genético dos alimentos podem causar mutações que alteram o normal funcionamento de outros genes do organismo. Assim, ao alterar-se um gene do organismo, sem antes conhecer a função de todos os outros genes, poderá estar sendo alterada mais de uma característica desse organismo. Relativamente à saúde pública, considero que ainda não houve um estudo efectivo quanto às reais mazelas que os alimentos transgénicos poderão causar. Considero que é necessário um maior número de testes que dêem garantia de segurança quanto à ingestão de alimentos transgénicos. Poucos são os exames realizados que medem os efeitos a curto, médio e longo prazo da ingestão destes produtos, causando um enorme risco para a população mundial. Neste momento o que está a acontecer com a venda de produtos transgénicos ao público, é que a população mundial encontra-se a ser cobaia de algo praticamente desconhecido. A população mundial é, no fundo, um experimento em larga escala e em tempo real. Sendo assim, considero inconcebível que ainda nenhuma organização mundial tenha actuado activamente, de modo, a minimizar os riscos que a população mundial corre com a venda de produtos transgénicos.

Há quem argumente que os alimentos transgénicos disponíveis no mercado internacional tenham sido submetidos a avaliações rigorosas nos seus países de origem, sendo que até ao momento ainda não foi detectada qualquer anomalia. Contra este argumento, basta dar o exemplo dos Estados Unidos da América, uma vez que os produtos transgénicos já consumidos não são rotulados, nem sequer existe um sistema de rastreio. Tal, faz com que não haja uma base de dados que reúna informação sobre os indivíduos que ingerem alimentos transgénicos, não sendo possível detectar eventuais problemas de saúde que possam surgir.

Uma das vantagens mais apontadas ao cultivo de produtos transgénicos é o seu baixo custo de produção, pois diminui a necessidade de recorrência a agrotóxicos (herbicidas, pesticidas…). Contudo, o preço da semente deverá vir a ser demasiado dispendioso, relativamente à semente convencional, uma vez que advém de todo o trabalho tecnológico previamente desenvolvido naquela semente.

Sendo assim, muitos são os riscos que pesam nesta avaliação da utilização dos transgénicos na alimentação, tais como: a redução da biodiversidade, os efeitos sobre as cadeias alimentares, as alterações do metabolismo humano e efeitos alergénicos e, ainda, o aumento da resistência a vírus pode levar ao aparecimento de novas variantes do mesmo vírus, podendo a sua acção se tornar mais nefasta, entre outras consequências.

Quanto à minha opinião, foquei-me muito mais nos aspectos negativos dos transgénicos, pois considero que as desvantagens possuem um peso superior na minha tomada de consciência, relativamente a este tema, uma vez que pouco ou mesmo nada sabemos acerca dos seus efeitos sobre o individuo e o ambiente.

A utopia de acabar com a fome no mundo poderia ser um motivo bastante forte para se aceitar os alimentos geneticamente modificados. Contudo, e se estes não só terminarem com a fome, como também ousarem pôr fim à raça humana? Valerá a pena? Talvez esteja a ser demasiado prudente e cautelosa (e, ainda, egoísta), mas não acredito que a população precise de correr este risco, pois as consequências que daí advêm poderão ser deveras catastróficas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos