Saturday, May 26, 2007

Texto de opinião : Protocolo de Quioto (texto de Fátima Silva)

O efeito de estufa é um fenómeno de retenção térmica devido a absorção selectiva da atmosfera que deixa passar a luz visível mas impede a entrada de raios infravermelhos. Os gases de estufa ,como por exemplo, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, ozono e CFCs presentes na atmosfera absorvem os raios infravermelhos reflectidos pela superfície terrestre, como consequência deste fenómeno a temperatura da Terra permanece superior do que seria na ausência destes gases. É importante destacar que o efeito de estufa é na verdade benéfico para a vida na Terra, pois mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas. Porém, o excesso dos gases responsáveis pelo efeito estufa desencadeia um fenómeno conhecido por aquecimento global. O efeito de estufa tem contribuído para aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX, foi o mais quente dos últimos 500 anos.

O problema do aumento dos gases estufa alerta-nos para graves alterações na superfície terrestre, como por exemplo, derretimento das calotas polares, aumento do nível médio do mar, alterações climáticas, mudanças nos ecossistemas e desaparecimento de áreas costeiras. A ocorrência destes fenómenos inesperados tem como consequência, aumento progressivo de furacões, tufões e maremotos, submersão de cidades costeiras e ilhas, extinção de muitas espécies terrestres e marinhas, diminuição de colheitas agrícolas.

Preocupados com estes problemas, organismos internacionais e governos de diversos países já estão a tomar medidas para reduzir a poluição e a emissão de gases na atmosfera. O Protocolo de Quioto, assinado em 1997, prevê a redução de gases poluentes para os próximos anos.

O protocolo de Quioto compromete a uma série de nações industrializadas a reduzir suas emissões em 5%, em relação aos níveis de 1990 para o período de 2008 a 2012. Esses países devem mostrar um progresso visível no ano de 2005.

Porém, em 2005 os Estados Unidos da América, uma das maiores fontes emissoras de gases poluentes, e Austrália negaram-se a ratificar o Protocolo de Quioto. O presidente George W. Bush alegou que os compromissos assumidos pelo protocolo iriam interferir negativamente na economia norte-americana. Será importante neste caso, por em primeiro plano a economia?

Na minha opinião, não! É urgente e inevitável reduzir as emissões de gases poluentes para atmosfera num curto prazo de tempo. Apesar de actualmente, as piores catástrofes ainda não nos estejam a afectar, as gerações seguintes irão sofrer as consequências dos erros que estamos a cometer hoje, se algo não muda radicalmente. É importante todos os países ratificarem o protocolo de Quioto e implementar boas medidas na redução de emissão de gases de estufa. Os governos tem que adoptar as medidas do protocolo de Quioto de maneira a conseguirem controlar as emissões de gases de estufa e assim contribuir para a diminuição do aquecimento global. Se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, estima-se que deva reduzir a temperatura global entre 1,4ºC e 5,8ºC até 2100, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, por isso é de extrema importância reduzir agora o aumento dos gases poluentes, antes que seja tarde demais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos