Friday, October 27, 2006

Opinião pessoal sobre Bioética (texto de Tiago Sales)

Bioética é um estudo ou conceito que interrelaciona a biologia, medicina, religião e filosofia (dessa, especialmente as disciplina da ética, da moral e da metafísica), que investiga todas as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana (em geral) e da pessoa (em particular). Considera, portanto, a responsabilidade moral dos cientistas nas suas pesquisas, bem como as aplicações das suas descobertas. Nesta área normalmente as opiniões são bastantes diversificadas devido ao facto de serem temas que envolvem conceitos bastante complexos. A bioética aborda vários temas, mas neste texto de exposição de opinião apenas vou falar dos seguintes temas: o aborto, a clonagem, a eutanásia, fecundação sem haver acto sexual, os métodos contraceptivos e por fim os casais homossexuais com filhos.
Começando pelo primeiro tema referindo, aborto é um tema que suscita debates e divergência de opiniões há muito tempo. Consiste na expulsão, espontânea ou provocada, do embrião ou do feto do interior do útero.
Na minha opinião, o aborto apenas deveria poder ser realizado em dois casos: se e só se, o embrião ainda fosse um agregado de células, sem qualquer forma humana e as condições socio-económicas que o aguardavam não lhe proporcionassem uma vida saudável ou no caso de deficiências físicas, tais como, problemas genéticos, fisiológicos ou morfológicos. Quanto a mim, quando um aborto é feito apenas porque não se utilizaram métodos contraceptivos ou por não ter a noção das consequências, transforma-se num acto totalmente inconsciente e não moral porque não se respeita um futuro ser humano com sensações e pensamentos.
Em relação à clonagem, que têm sido um dos temas mais debatidos neste novo milénio a nível científico, é o processo natural ou artificial pelo qual são produzidos clones, cópias geneticamente fiéis de outro ser, por reprodução assexuada.
Sobre este assunto a minha organização conceptual de ideias não esta propriamente definida porque ainda não existe nenhum clone humano, mas se vier a existir é claro que vai ser diferente a maneira de esse ser humano ver o mundo e vice-versa. Talvez venha a ser discriminado mas a verdade é que vai conhecer um pouco da sua evolução conhecendo o ser que lhe deu origem. Penso que deve ser posta em pratica apenas quando houver total certeza de que não ira ter distúrbios genéticos. Acho que não deve ser tomado como um caminho para a reprodução e com a próxima afirmação talvez esteja a ser injusto, mas, acho que a clonagem devia ser posta em pratica pelo menos uma vez porque é um grande passo na ciência moderna.
O termo eutanásia designa a prática pela qual se abrevia, deliberadamente e sem sofrimento, a vida de uma pessoa acometida de enfermidade dolorosa, por decisão do próprio paciente ou dos seus familiares. No meu entender, a eutanásia é um acto que apenas deve ser posto em pratica quando isso mesmo acontecer, sofrer de uma doença dolorosa, sem esperança de cura e que a morte seja um futuro bastatne proximo. É um acto que poucos teriam a coragem de o fazer e deveria ser muito bem reflectido e analisado, ou seja, o paciente não podia sofrer de disturbios mentais e tinha que ter a noção da envergadura do acto que estava a tomar. Sendo todas estas condições satisfeitas, no meu ponto de vista a eutanásia é um caminho possivel. É, também, compreensivel que nem todos os médios ou profissionais queiram finalizar a vida de alguém visto que este assunto pode afectar muito a organização de conceitos de uma pessoa. Opostamente à minha opinião, concordante, há outro tipo de opiniões, discordantes, que são partilhadas pela maioria das pessoas religiosas que interpretam o direito de criar e não deixar viver como um acto que apenas pertençe ao “criador” e que só ele o pode tomar.
Quanto à fecundação sem haver acto sexual ( fecundação in vitro, inseminação artificial, etc.) penso que não causa qualquer dano moral na sociedade e no novo ser, e que se gerar algum tipo de paradigma pode ser perfeitamente ultrapassado. Sobre este assunto, apenas tenho a dizer que antes de por esta técnica de reprodução em prática se deve pensar a fundo se a adopção não será um melhor caminho a tomar. Depende das pessoas, mas faço esta afirmação porque se o objectivo é ter uma criança pode-se dar um lar e uma vida estável a uma criança que não possua nada disso.
Outro assunto que também é bastante criticado pela igreja é os métodos contractivos. A igreja opõem-se pelo mesmo motivo que da eutanásia, o Homem não tem o direito de controlar a criação de descendência e isso é um acto que deve ser decidido por Deus. Na minha opinião os métodos contraceptivos devem ser divulgados e utilizados, porque impedem a fecundação se esta não for desejada, como por exemplo a pílula, e isso vai permitir controlar o planeamento familiar e a contabilidade de uma família. Outra grande vantagem dos métodos contraceptivos é impedir o contagio das doenças sexualmente transmissíveis e o único método que têm esse efeito é o preservativo.
Por fim, o direito de casais homossexuais adoptarem filhos, ou, no caso das mulheres de recorrer a processos artificiais para a fecundação.
A discussão sobre a homossexualidade têm gerado grandes conflitos principalmente com as gerações posteriores e isso demonstra que a opinião geral tem vindo a mudar. Dantes a maioria não aceitava os homossexuais, escorraçando-os da sociedade e menosprezando-os. Nos dias de hoje apesar de pela maior parte das pessoas a homossexualidade não ser compreendida, ela é aceite.
Voltando agora ao assunto fulcral deste sub tema, e apesar de aceitar a homossexualidade, a minha opinião a respeito dos filhos com pais homossexuais é contra. Tenho a perfeita consciência que talvez com esta opinião possa estar a contribuir para a rejeição dos homossexuais, mas neste futuro próximo, se os filhos tiverem pais homossexuais sofreram muito devido a falta que uma entidade materna ou paterna causa. Também há o contra de serem rejeitados pelos amigos quando, por exemplo, estes descobrirem através de uma conversa completamente normal que o amigo(a) têm pais do mesmo sexo.
Em conclusão, toda a nossa sociedade gira à volta de estereótipos e paradigmas criados pela socialização geral e que têm uma mudança bastante lenta à escala humana. Tenho que admitir que, talvez inconscientemente, eu esteja a contribuir com ideias e preconceitos que façam com que algumas pessoas sejam rejeitadas, ou que algumas coisas não avancem, mas a mudança de ideias é um processo gradual que vai evoluindo com a experiência de vida.
Espero que no futuro todos os conflitos e divergências deste novo milénio tenham como objectivo o aumento da qualidade de vida para a gerações vindouras e que a ciência em geral, medicina, biologia, filosofia e religião se possam entender com um fim único: o bem estar físico e psicológico daquele que é considerado o único animal racional, o ser Humano.

5 Comments:

Blogger Unknown said...

Sim senhor sales mt bakano !!!

4:57 AM  
Anonymous Anonymous said...

Isto o Sales e questões filosóficas tem tudo a ver. Sim senhor grande qualidade(embora eu sou tenha lido 5 linhas)lol

8:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

Só basófia!!!!

2:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

O qeq é basofia?

2:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

n sei!!!

2:48 AM  

Post a Comment

<< Home

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos